Santa Sara Kali é a protetora de todos os ciganos e de seus clãs espalhados pelo mundo, e sua Oração traz paz aos corações aflitos.
Ela protege os aflitos e desesperados e as mulheres que querem engravidar, visto que para o povo cigano quanto mais filhos mais alegria na vida.
Sua origem está envolta em mistérios e histórias, a mais contada é que ela fazia parte da vida de Jesus, tendo estado presente em seu parto, devido a isto seus poderes de fertilidade.
Após a morte de Jesus, as Marias (
Maria Salomé, Maria Jacobe e Maria Madalena) foram perseguidas por Herodes, e condenadas à morte, sendo colocadas em um barco sem remo e sem comida.
Sara Kali que era escrava e conviva com Cristo, também foi perseguida com esse grupo, e as 3 Marias e Sara foram condenadas a morrer no mar.
Elas tanto oraram a Cristo e a Deus pedindo misericórdia e socorro que foram atendidas.
Conta-se que Sara Kali prometeu dedicar o resto de sua vida a Deus e a Cristo e nunca mais retirar o lenço que cobria seus cabelos, saindo sempre com a cabeça coberta, talvez daí venha o costume das mulheres ciganas casadas usarem lenços na cabeça para sair na rua.
A embarcação chegou, com todas as 4 mulheres vivas e salvas, na praia de Petit – Rhôme, hoje conhecida como Saint-Marie-de-la-Mer (
Santa Maria do Mar) na França.
Na igreja de Notre Dame de la Mar se encontram as relíquias da Santa Sara Kali e das Santas Marias, e os dias 24 e 25 de maio é dedicado a elas.
Sendo que no dia 24 é para Santa Sara Kali e 25 das Santas Marias.
Nestes dias um grande número de ciganos chega à cidade para comemorar e agradecer, realizando pedidos e ofertas a sua padroeira com lenços de todas as cores.
Oração de Santa Sara Kali
Tu que és a única Santa Cigana do Mundo.
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceitos.
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar.
Para que morresses de sede e de fome.
Tu sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.
Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem.
Que tu sejas minha advogada perante à Deus.
Que tu me concedas sorte e saúde.
E que abençoe a minha vida.
OPCTHÁ! AMÉM.